Trabalhos publicados (selecção, últimos dez anos) // Published works (selected, last ten years):
PEREIRA, Raul
— De Genere – romance. Lisboa, Livraria Snob, 2021.
360 páginas
Capa de Filipe Silva
Design e paginação de Pedro Simões
Revisão de Filipa Araújo
Fora de colecção
Snob, Novembro de 2021
«No princípio era…»
Desde Martulah, no Gharb, até ao Museu Soares dos Reis nos dias de hoje, somos levados a fazer uma viagem alucinante às raízes de Joana.
Na imensa árvore genealógica da sua família cruzam-se árabes, judeus, cristãos-novos, reis, São Vicente (espelhado nos olhos de um corvo), combatentes e homens e mulheres trágicos. Com eles fazemos uma romagem à nossa ancestralidade, à génese da nossa
história, da nossa língua. A epigénese catártica começa com Joana a sair do torpor de um pesadelo demasiado real. Simultaneamente, nós iniciamos a nossa, ao revisitarmos os pontos da história no locus onde nos violentamos: a penumbra da nossa identidade.
DE GENERE é uma obra que nos traz ora a sátira ora a soturnidade que compõem o tecido emocional e afectivo das famílias portuguesas do dealbar do século XXI, que trazem a marca indelével da Guerra Colonial e os seus fantasmas.
(Filipa Araújo)
— Dicionário Ilustrado de Guimarães – letra “A”, Guimarães, Motor, 2022 [literatura infantil].
— e FERNANDES, Manuel M., “Em Busca da Acácia Perdida: Resultados de uma Expedição Etnobotânica ao Egito”. In Revista de Guimarães, vol. 130, Guimarães: Sociedade Martins Sarmento, 2021.
— BORRALHO, Arsénio (pseudónimo), Pó. Lisboa: Oficina do Cego, 2021 [poesia, no prelo].
— e FERNANDES, Manuel M., “Sob a Sombra de Acácias Peregrinas: Notas sobre uma expedição etnobotânica ao Egito”. In Revista de Guimarães, vol. 128, Guimarães: Sociedade Martins Sarmento, 2020 [destacado na Biblioteca de Arqueologia da Direcção-Geral do Património Cultural].
— A Aurora de Amadeo, 2020 [conto, a publicar].
— (texto) e ALEGRIA (fotografia), Paulo, Terra Água Vento Earth Water Wind. Viana do Castelo, CIM do Alto Minho, 2020.
— e FERNANDES, Manuel M., “How sweet is your scent: On the pilgrimage of the Farnesian acacia (Acacia s.l. farnesiana) in the Mediterranean Region”. In 2nd International Meeting Histories of Nature and Environments: Shaping Landscapes, Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2019.
— “Julio Medem. Por acaso, até.” In Enquadramento, Guimarães: Cineclube de Guimarães, 2019 [online].
— Dentro de um Cesto de Rosas. Vila Franca: celebração e notas. Viana do Castelo: Junta de Freguesia de Vila Franca / Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2018.
— “’Património Nosso e Insubstituível’. A Festa das Rosas de Vila Franca: um processo de inventariação”. In Veduta, n.º 12, Guimarães: A Oficina, 2018.
— FLORALIA: o elemento vegetal na cultura e na paisagem de Viana do Castelo. Exposição, Viana do Castelo: Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2018.
— e SEABRA, Matilde, “Um Padrão Inexistente”. In Veduta, n.º 11, Guimarães: A Oficina, 2017.
— Pergunta ao Tempo — Guia de viagem. Guimarães: A Oficina, 2016.
— e PEREIRA, Catarina, “Debent Dare: Tributos e Ecos da Olaria Vimaranense”. In Rotas da Cerâmica do Norte de Portugal, catálogo da exposição, Lisboa: IEFP, 2016.
— e FERNANDES, Manuel M., “Fontes iconográficas e difusão geográfica de uma espécie mesoamericana no sudoeste da Europa: tema e variações em Acacia farnesiana (L.)
Willd.” In ‘A Jangada de Pedra’. Geografias Ibero-Afro-Americanas. Actas do XIV Colóquio Ibérico de Geografia, Guimarães: Associação Portuguesa de Geógrafos / Departamento de Geografia da Universidade do Minho, 2014.
— e ALEGRIA, Paulo, “Cama”. In Flanzine (Cama), n.º 5, Porto: João Pedro Azul, 2014.
— e ALEGRIA, Paulo, “Casa”. In Veduta, n.º 7, Guimarães: A Oficina, 2013.
— e ALEGRIA, Paulo, “Covo’s Men”. In Work Style Magazine, n.º 9, Lugano: The Work Style Company, 2012.
— e ALEGRIA, Paulo, “Uma Vista Sobre… A Serra d’Arga”. In Veduta, n.º 5, Guima rães: A Oficina, 2011.
— “Servirás com sacrifício o Mar Oceano”. In VianaMag, Viana do Castelo: VianaMag, 2011 [digital].
— e ALEGRIA, Paulo, Romeiros~Pilgrims. Viana do Castelo: Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2010.